• Cliniprev

Tudo que você precisa saber sobre o Pré-Natal

A chegada de um bebê para muitas famílias é a realização de um sonho, mas é preciso ter em mente que o cuidado começa antes mesmo do nascimento. O pré-natal é visto como o método de acompanhamento mais seguro para garantir a saúde da mãe e do bebê durante toda a gestação.


Com a garantia prevista em lei e regulamentada pelo Ministério da Saúde, o programa é essencial para acompanhamento e possíveis tratamentos preventivos.

Mulher grávida que realiza o exame pré natal

O que é o pré-natal?


O pré-natal é conhecido como o conjunto de atividades e ações que tem como principal propósito garantir a saúde tanto da mãe, quanto do bebê até o momento do parto. Por meio de acompanhamento, com frequência que varia de acordo com o momento da gestação, será possível atuar de maneira preventiva contra doenças tanto maternas quanto fetais, minimizando assim, os riscos de complicações da mãe e do filho.


Sabe-se que o objetivo do pré-natal é promover o desenvolvimento saudável durante a gestação, além disso, esse é o momento para planejar os próximos passos desse momento tão marcante em sua vida. É durante o pré-natal que você receberá o suporte e direcionamento correto, além de esclarecer possíveis dúvidas. Você pode elaborar o seu plano de parto, e com a equipe médica certa, tornar esse momento muito mais seguro e confortável para a chegada do bebê. Desse modo, manter os acompanhamentos em dia são fundamentais para garantir a calmaria em um momento tão especial.


Por que o pré-natal é tão importante?


Esse conjunto de ações não passa apenas pelo momento de chegada do bebê e sua saúde, passa também pela saúde da mãe, planejamento familiar e atuação na prevenção de riscos. É nesse momento que as mamães podem se informar sobre a rotina de gravidez, dietas especiais, indicação de exercícios físicos, prescrição para medicamentos permitidos, apoio psicológico e principalmente esclarecimento de dúvidas, considerando que esse é um mundo novo para as mães de primeira viagem.


Quando começar?


Muitas mães ficam confusas sobre o momento certo para iniciar o pré-natal, o que poucas sabem é que o acompanhamento pode começar antes mesmo de engravidar, esse acompanhamento se chama consulta pré-concepcional, sendo indicada para mães que planejam engravidar, o objetivo é fazer uma avaliação sobre o estado de saúde e histórico clínico da futura gestante.

Mas, caso você não tenha iniciado o acompanhamento anteriormente, o recomendável é que você comece o pré-natal assim que for noticiada sobre a gravidez. Por se tratar de um momento em que acontecem muitas mudanças, é necessário o acompanhamento de profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde recomenda que sejam feitas ao menos 6 consultas durante a gravidez: uma no primeiro trimestre da gestação, duas no segundo e três no terceiro, mas é claro que esse número de consultas pode mudar conforme as necessidades da gestante e do bebê.


Procedimentos essenciais em todas as consultas


Alguns procedimentos são essenciais durante todas as consultas de pré-natal, eles asseguram que tanto a mãe quanto o bebê estão em segurança e saudáveis. São eles:

  • Verificação e anotação da idade gestacional

  • Exame físico

  • Exame ginecológico

  • Verificação de peso da gestante

  • Aferição da pressão arterial

  • Ausculta do coração do bebê

  • Análise de pele, mamas e edemas

  • Medida da altura uterina

O pré-natal veio para oferecer para as famílias, muito mais segurança e apoio durante a gestação, além disso, ele é essencial para o tratamento preventivo de doenças, acompanhamento psicológico e oferecer a garantia de que esse seja um momento tranquilo e repleto de bons momentos.


 

Comece o seu pré-natal na Cliniprev e tenha a certeza de que sua gestação receberá toda a assistência necessária.