• Cliniprev

Desvendamos os mitos da saúde mais populares segundo nosso público

Há algumas semanas, perguntamos no Instagram da Cliniprev quais os maiores mitos da saúde que nossos seguidores já tinham ouvido e ficamos surpreendidos com o volume das respostas.


O resultado da brincadeira foi tão bacana que resolvemos fazer uma pesquisa bibliográfica, além de abordar os profissionais da Cliniprev, para descobrir e explicar para vocês se o que vocês ouviram realmente foi um mito ou uma verdade.


Sua curiosidade acaba agora! Confira!


Estalar os dedos dá artrose


Pode estalar os dedos tranquilo, pois, confirmamos ser um mito da saúde! Estudos relativamente recentes comprovaram que estalar os dados não causa estresse ou outras lesões nas articulações.


No entanto, esse hábito precisa ser controlado. As articulações demoram cerca de 20 minutos para se reestabelecerem após o estralo. Forçá-las para estalar novamente nesse período pode causar uma lesão.


Manga com leite faz mal


O mito surgiu na época do Brasil colonial. Como o leite era um produto muito caro, criou-se a fantasia para limitar o consumo aos senhores do engenho. Manga com leite é, inclusive, muito saudável.


Enquanto a fruta é rica em caroteno, fósforo, potássio, vitamina C e fibras, o leite é fonte de cálcio, fósforo, magnésio, riboflavina e vitaminas A e E.


A combinação, então, traz vários benefícios. Entre eles, podemos citar que faz bem para os dentes, facilita o funcionamento do intestino, equilibra a frequência cardíaca e previne a osteoporose.


Não pode tomar banho logo após comer


Esse é um mito que carregamos desde a infância, especialmente em épocas de calor onde a ansiedade para se refrescar no mar ou piscina é grande.


Apesar de ser um mito por conta do exagero, a lenda tem fundamento. Na verdade, tomar um banho morno após uma refeição não deve causar mal algum. No entanto, um banho de imersão na água gelada exige que o corpo se esforce para regular a temperatura e os batimentos cardíacos.


Caso a pessoa tenha comido demais ou esteja no meio de um processo digestivo, pode passar mal. Enjoo, náuseas e sudorese são os sintomas mais comuns.


Engolir chiclete gruda no estômago


Essa é uma meia-verdade. Se você engolir um chiclete, por acidente, nada vai acontecer com seu organismo. O gastroenterologista pediátrico David Milov, de Orlando, Flórida, falou para a revista Scientific American que não existem indícios em exames de colonoscopia e endoscopias que comprovam que chicletes grudam no estômago.


No entanto, as gomas de mascar não são digeridas. Embora elas não fiquem grudadas no estomago, elas podem ficar passeando pelo sistema gastrointestinal por alguns dias, até serem liberadas.


Agora que você ficou por dentro dos mitos da saúde e suas meias-verdades, que tal compartilhar essas respostas com seus amigos e familiares? Divirtam-se relembrando as histórias que ouviram na infância.


Aproveite para voltar ao nosso instagram e compartilhar conosco mais algumas.