• Cliniprev

Higiene bucal na terceira idade: todo cuidado importa

Cuidar da saúde bucal deve ser um hábito, independentemente da idade. Afinal, cada fase de nossa vida exige um cuidado especial, na infância o cuidado é voltado para o desenvolvimento da arcada dentária, na idade adulta o foco é a manutenção da saúde bucal, e na terceira idade o objetivo é realizar cuidados preventivos.


O fato é que, não há idade certa para surgirem problemas bucais, no entanto, existem cuidados básicos, em todas as faixas etárias, que minimizam esses acontecimentos e até mesmo evitam que eles aconteçam, na terceira idade não é diferente.


Um casal mais velho sorri alegremente enquanto se abaçam.

Informações importantes sobre a saúde bucal nesta etapa


Sabemos que, muitos idosos fazem uso de medicamentos, possuem alguns problemas de saúde e usam dentaduras, próteses ou implantes, estes itens exigem alguns cuidados específicos, e precisam de um olhar mais atento, mas não se preocupe. O seu dentista pode te ajudar:

Cáries: as cáries dentárias e os problemas nas raízes dos dentes são comuns nesta faixa de idade, por isso, não deixe de escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, usar flúor e também fio dental.

Sensibilidade: Nesta fase da vida os problemas com a sensibilidade também podem se tornar comuns, também é normal acontecer a retração gengival, que expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental. Estas áreas podem ser particularmente doloridas quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias. Caso você sinta esta sensibilidade, não deixe de procurar um dentista para indicar o melhor tratamento para você.


Afinal, como cuidar da saúde da sua boca?


Listamos aqui, alguns itens para você ficar atento quando o assunto é saúde bucal, no entanto, existem algumas mudanças diárias que sem dúvida alguma, melhoram as condições da sua saúde, sendo elas:

  • Cuidado com a alimentação;

  • Escovação dos dentes e uso de fio dental com frequência;

  • Evitar cigarro e bebidas alcoólicas;

  • Manter o cuidado específico com implantes e dentaduras;

  • Agendar o seu atendimento na Cliniprev


A visita ao dentista faz parte desses cuidados essenciais para a prevenção de doenças na terceira idade. Este será o profissional responsável por indicar os tratamentos corretos, além de apontar cuidados básicos para a sua necessidade.


A Cliniprev é referência em atendimento voltado para a saúde, com especialistas que atendem nos mais diversos nichos, contamos com profissionais da odontologia, prontos para oferecer o melhor tratamento para você, entre as especialidades que atendemos, podemos citar: clínica geral, dentística estética, ortodontia, implante, prótese, odontopediatria, endodontia e cirurgia especializada.


Sabe a melhor parte? Você pode agendar o seu atendimento pelo whatsapp!